quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

10 enormes rochas que desafiam a gravidade


Esculpidas pela Natureza ao longo de milênios, serão estas as rochas com maior equilíbrio no mundo?
Elas fazem parte das maravilhas mais incríveis da Natureza - são rochas enormes, mas delicadamente equilibradas, parecendo mesmo que podem cair a qualquer momento. Algumas poderão durar mais umas centenas de anos, mas a "esperança de vida" de alguns dos pedregulhos selecionados será, provavelmente, um pouco mais curta. Você está pronto para o "rock" and roll?

Balanced Rock Park, EUA

Se eu fosse você, não ficava aí parado
Se eu fosse você, não ficava aí parado© Gerry Slabaugh
Com mais de 15 metros de altura e 40 toneladas de peso, esta rocha modelada pelo vento parece estar prestes a tombar de um pedestal com 1 metro por 43 centímetros. Não, não pretendemos ficar ali por muito tempo.

Hoodoos em Ah-Shi-Sle-Pah Wilderness

Arco-íris-sobre-as-rochas
Arco-íris sobre as rochas© Cecil Whitt
À primeira vista isto pode parecer um conjunto de fungos, mas o arco-íris ao fundo entrega sobre o verdadeiro tamanho destas formações. Estas altas e estranhas rochas formadas em áridos desertos se chamam Hoodoos. A pedra que está equilibrada no topo é tipicamente mais dura e serve como proteção dos fatores transformadores naturais.

Mushroom Rock State Park, EUA

Árvore de pedra
Árvore de pedra© John Elk III/Lonely Planet Images
Localizado na região de Smoky Hills, no centro-norte do estado de Kansas, este parque é conhecido pelas formações rochosas semelhantes a cogumelos, tal como os hoodoos. Lá por ser uma fonte de interesse para os geólogos, você não precisa ser um especialista na matéria para olhar e se perguntar: elas têm este formato naturalmente, ou é trabalho de alguém?

Rocha Equilibrada, Jardim dos Deuses

Vai que um dia ela sai rolando...
Vai que um dia ela sai rolando...© Bryan Mullennix/Getty Images
O que será necessário para conseguir mover esta rocha do seu local? Existem certezas de que não deve ser preciso muito. Dirigir seu carro de marcha à ré por ali perto? Acho que não é uma boa ideia...
Esta pedra singular faz parte do Jardim dos Deuses, no Colorado, um deserto único que tem sido a casa de muitas tribos de americanos nativos há mais de 3.000 anos. Observando-a com mais atenção, é possível ver história de antepassados nesta rocha, desde mares ancestrais, praias arenosas, até montanhas esquecidas.

Pedra Kannesteinen, Noruega

Rocha esculpida pela água na Noruega
Rocha esculpida pela água na Noruega© Kjerstin Gjengedal/Getty Images
A alguns metros de distância da costa, uma estátua de uma barbatana de baleia nos lembra das belas criaturas que vivem nos oceanos, sobretudo neste local. Só que... esta estátua aqui não foi esculpida por um humano. Muitas vezes, a Natureza consegue exceder às criações do Homem. Esta bela rocha, modelada pelo mar, é prova disso.

Marble Canyon, Arizona, EUA

Aqui pode ser um local "duro" de se viver
Aqui pode ser um local "duro" de se viver© VisionsofAmerica.com/Joe Sohm via Getty Images
Apelidado pelas suas rochas coloridas, o Marble Canyon é famoso pela pesca e pelo rafting. É um excelente local para disfrutar de períodos de sossego, mas ficar alojado embaixo deste pedregulho é, provavelmente, uma má ideia.

Butter Ball de Krishna, Índia

Enorme pedra pré-histórica
Enorme pedra pré-histórica© Mitsuo Ambe/Getty Images
Você estará perdoado se não quiser tirar uma foto aí. Parece que, a qualquer momento, esta rocha gigante em formato de bola vai começar a obedecer à lei da gravidade, soltando-se tal como na famosa sequência de abertura do filme "Indiana Jones".

Rocha do Deserto Ténéré

Imóvel como uma rocha. Mas não por muito tempo...
Imóvel como uma rocha. Mas não por muito tempo...© National Geographic Creative
Um dos desertos menos conhecidos do mundo, o Ténéré compreende um vasto pedaço do Saara - cerca de 400.000 quilômetros quadrados - desde o nordeste do Níger até ao oeste do Chade. É também um dos mais inabitáveis, onde as temperaturas podem alcançar os 42ºC durante o dia.
Ventos quentes e empoeirados conhecidos como os golpes de harmattan são parcialmente responsáveis por ajudar a criar pedaços rochosos únicos, tal como este.

El Capitan (o outro), EUA

El Capitan, uma das menos conhecidas
El Capitan, uma das menos conhecidas© Tim Fitzharris/Minden Pictures/National Geographic Creative
Ao mencionar "El Capitan", você provavelmente irá imaginar enormes paredes com 1.000 metros de altura do Parque Nacional de Yosemite. É justo considerar que aquele El Capitan é mais conhecido do que este aqui acima.
Mas se tamanho não é documento, as rochas do Parque Nacional das Montanhas Guadalupe, no Texas, não são menos atrativas do que as de Yosemite, especialmente esta daqui.

Grand Staircase, EUA

Como é que aquela pedra chegou ali?
Como é que aquela pedra chegou ali?© Tim Fitzharris/Minden Pictures/National Geographic Creative
O Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, em Utah, é uma viagem no tempo, um exemplar geológico com uma enorme variedade de formações rochosas características. Esta delicada rocha faz parte da formação geológica do Grand Staircase há séculos. A única pergunta que fica no ar é: como é que aquela rocha foi ali parar?
Faça parte desta história! Compartilhe você também a sua pedra em desequilíbrio, utilizando-se da hashtag #balancedrock no Instagram no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário